Artistas

THIAGO ENOQUE




THIAGO ENOQUE       - Brasília (DF)

Thiago Enoque é artista profissional e integrante-fundador da BAUBO TEATRO&CIRCO. Suas investigações e pesquisas voltam-se para a atuação no teatro, palhaçaria, circo, dança e performance. Licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia, direciona suas práticas a um caminho de treinamento próprio, onde desenvolve métodos e procedimentos técnicos para a criação artística. Sua iniciação nas artes começou em Brasília, sua cidade natal, tendo estudado Artes Cênicas na Universidade de Brasília – UNB. De 2006 a 2009 atuou em diversas montagens teatrais em Salvador junto a companhias residentes do Teatro Vila Velha: Espetáculo “O Contêiner” com A Outra Companhia de Teatro; “O Olhar Inventa o Mundo” e “A Geladeira” com a Cia. Teatro dos Novos. Em 2009 foi premiado com o solo em dança contemporânea “Autólise” pelo edital de montagem Yanka Rudzka/FUNCEB/BA. A pouco mais de seis anos traz para as ruas e teatros da capital baiana

seu fazer enquanto artista-educador, realizando o espetáculo “Depois de Amanhã Faz Dois Dias” em praças e parques da cidade. Seu solo, “Banquete 1 – Terrorismo Poético” leva para o teatro a bufonaria e a natureza política e anarquista da palhaçaria de rua; ficou em cartaz durante duas temporadas, participando do Festival de Humor e Performance SECULT/BA, e viajou por Convenções e Festivais de Circo no Brasil. Junto a Baubo Teatro & Circo criou a obra “Circo Sem Pano, Palhaços Sem Lona”. Hoje é aluno da Escuela de Artes Urbanas, na cidade de Rosário (Argentina), docente de circo e teatro, e faz parte do colectivo Payasos Autoconvocados em Rosário/ARG.
O artista fez cursos e workshops com: Breno Moroni e Intrépida Trupe (RJ), Fráctons e Lume Teatro (SP), Zé Regino, Circo Payassu, Circo Engenho e Udi Grudi (DF), Alexandre Casali (BA), Chacovacci (Argentina), Pepe Nuñes (Espanha), Andrés Del Bosque (Chile), Teatro de Odin (Dinamarca), entre outros.









INAÊ MOREIRA -Salvador(BA)
                            
Inaê Moreira é Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. É formada em dança (nível preparatório) pela Escola de Dança da FUNCEB (2000-2005), e fundadora-integrante da BAUBO TEATRO&CIRCO. Na sua formação artística desenvolve aprendizado nas áreas da palhaçaria, circo e teatro. Junto a Baubo apresenta espetáculos e desenvolve métodos de criação voltados para circo-teatro. Atualmente sua pesquisa se direciona para a apropriação do espaço urbano como iniciativa de disseminação e democratização cultural, estabelecendo a possibilidade de contato com o público no seu lugar cotidiano, isto é, na rua, através de performances, intervenções e espetáculos envolvidos pela comicidade. Fez parte, durante dois anos, do GDC – Grupo de Dança Contemporânea – da UFBA, e de outros projetos acadêmicos de pesquisa. Em 2009 participou do Festival VivaDança (BA), realizado pelo Teatro Vila Velha, assumindo criação e direção da performance “Mouna”. No mesmo ano, estreou seu solo de dança contemporânea “Corpo Quiasma” no Festival “Abril O Corpo” realizado pelo Teatro Gamboa Nova (BA), recebendo convite posterior para participar da MOLA - Mostra Osso Latino-Americana de Performances.  Atuou como assistente de direção no espetáculo “Autólise”, premiado pelo Edital Yanka Rudzka FUNCEB/BA, e como dançarina no espetáculo “Paradox”, premiado pelo mesmo edital, sob direção de Leda Muhana. No ano de 2010 é convidada para participar do projeto “Isto é Apenas uma Mulher”, premiado pelo edital Klauss Vianna/FUNARTE, junto ao Núcleo Vagapara (BA). Foi aluna do Circo Picolino, e junto a Baubo apresenta o espetáculo de palhaçaria “Circo Sem Pano, Palhaços Sem Lona”. Hoje é aluna da Escuela de Artes Urbanas, docente de circo, e faz parte do colectivo Payasos Autoconvocados em Rosário/ARG.












Total de visualizações de página

Seguidores