Quem somos?





BAUBO Teatro e Circo é um dúo circense formado por Inaê Moreira (BA) e Thiago Enoque (DF). No ano de 2009 os artistas se conheceram nos corredores da Escola de Dança da UFBA (Salvador-Ba), onde cursavam Licenciatura, e desde então começaram a trabalhar juntos, inicialmente com criações em dança e performance art.
No ano seguinte penetraram o universo do clown, o que os levou a criar esquetes e tiras cômicas, participando de varietés de circo e cabarés na cidade de Salvador. Conheceram espaços e grupos de circo e junto com um coletivo de artistas gestionaram um galpão no Parque de Pituaçu, ano de 2010, com oficinas e espetáculos abertos à comunidade. Mas foi na rua onde encontraram o lugar ideal para experimentar e aprender a relacionar-se com o público por meio dessa nova arte.
O interesse pelo palhaço os levou a aproximar-se cada vez mais do circo e suas técnicas. Em 2011 criaram o espetáculo “Circo Sem Pano, Palhaços Sem Lona”, onde já mesclavam dança, malabares e acrobacias, o que os levou a viajar por diversas cidades do Brasil como aventureiros e aprendizes de um novo mundo.
Em Salvador, junto ao MAR (Movimento Abre Rodas) de Palhaços criaram o evento Rua das Artes – Encontro de Circo, que acontece até hoje, todas as terças feiras na Praça do Campo Grande, um encontro de artistas de circo, teatro, dança, músicos e simpatizantes, com oficinas gratuitas na rua e um palco aberto com apresentações de números experimentais.
O Circo despertou tantas fantasias que abriu espaço para um sonho em comum, o que os levou em 2012 a buscar um Centro de Formação em Artes Circenses, onde pudessem aprimorar as técnicas que já estavam utilizando em suas criações como palhaços. Nessa busca encontraram a Escola de Artes Urbanas, situada na cidade de Rosário/Argentina, sem hesitar fizeram as malas e tomaram um novo rumo.
Como viajantes percorreram diversas cidades do Brasil com espetáculo, números, e ministrando oficinas. Realizaram uma mini gira no nordeste, visitando Recife (PE) e João Pessoa (PB), mais na frente, já a caminho do exterior do país, passaram por Festivais e Convenções de Circo no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Brasília (DF), Goiânia (GO), Mato Grosso do Sul (MS), Ciudad del Este (Paraguay), e outras cinco cidades Argentinas, até chegar ao Chile.
Em 2013 ficaram entre os selecionados para a formação de 03 (três) anos em Circo Integral, e se mudaram definitivamente para Rosário (Argentina). Na grade de formação: trapézio, tecido, acrobacias de piso, cama elástica, acrobacia combinada, trapézio double, teatro, dança, e laboratório de criação são algumas das disciplinas. O que era um sonho se tornou uma gigante realidade, onde trabalho e dedicação são as palavras chave.
Hoje, os artistas seguem como criadores e sonhadores. Em Rosário também fazem parte do coletivo de palhaços Payasos Autoconvocados, no povoado de Funes/Argentina – que esta situado à uma hora de Rosário – coordenam um galpão onde dão classes de Circo Integral para crianças e Trapézio e Telas para jovens e adultos, organizam varietés e apresentam seus trabalhos, desse modo seguem crentes no crescente aperfeiçoamento e exercício da sua arte. 




Total de visualizações de página

Seguidores