segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Matéria para a Najon.


ARTISTAS BAIANOS NA TRILHA: GIRO SULAMÉRICA

A NAJON teve a oportunidade de receber essa semana o casal de artistas, Thiago Enoque e Inaê Moreira, que fazem parte da CIA OBCENA DE ARTES, de Salvador (Bahia). Os baianos, que já passaram por Goiânia (GO) e Brasília (DF), estão de passagem por Campo Grande essa semana realizando o projeto independente GIRO SULAMERICA, e daqui seguem para Paraguay, Argentina e Chile. Em passagem pelo estado, vão participar do 1ª Encontro de Palhaços de Piraputanga (MS), evento que acontece nos dias 7, 8 e 9 de setembro, e também realizarão, junto ao coletivo de artes visuais Colisão o evento 'Poéticas Contemporâneas' na capital.

Em entrevista os artistas nos contam um pouco sobre a companhia e o projeto:
 
"Somos a Cia. ObCena de Artes, que surgiu em Salvador, Bahia, no ano de 2009. E ela é obscena primeiramente por quebrar com os padrões comuns de arte, nos quais estamos inseridos ou estávamos pois agora nós criamos nosso próprio universo (rs)."

Thiago Enoque -  Sou ator, formado em dança pela UFBA e Palhaço, nesse caldeirão artístico tenho trabalhado em busca do hibridismo dessas linguagens: o circo com a dança, o palhaço com o teatro, a performance com a comicidade. 

Inaê Moreira - Somos formados em dança, mas nossa linha de atuação principal é a performance! Mesmo com o trabalho de palhaço e circo, pensamos no exercício da performance. Pensamos em nós como sujeitos da ação imediata, e a performance como unidade mínima da cena.

Thiago Enoque - No momento viajamos pelo Brasil em uma tournê autônoma, onde vamos mapeando Convenções e Festivais de Circo na América Latina. Saimos daqui de Campo grande -MS, vamos para a Convenção de Malabares e Circo do Paraguay, em Ciudad del Este (PY) e depois para a Convenção de Circo de Córdoba (Arg.). Em Córdoba realizaremos uma mini-residência de três dias voltada para performance e intervenções urbanas. 

"Nossa idéia é produzir e criar dentro das nossas linguagens e deixando que o tempo e a nossa experiência faça o desenho!"  (Thiago Enoque)

"A primeira experiência foi saindo e voltando para casa, fizemos um projeto para circular no nordeste sempre voltando para Salvador, e de maneira autonoma! Fazemos parte de várias redes dentro da web que nos auxiliam neste sentido, a rede Brasileira de Teatro de Rua, a grande parceira Fora do Eixo, a rede Circomunicando, que sempre funcionam nos informando sobre os encontros/festivais que acontecem e proporcionando os contatos para que a gente possa circular." (Inaê Moreira)

"O que a gente faz: monta um projeto, mostrando o que já tem: espetáculos, oficinas e cursos, enviamos para as Convenções/Encontros/Festivais, quando surge um interesse conseguimos hospedagem e apoio. Conseguimos nosso cachê através da realização de Workshops/Oficinas e do nosso trabalho de rua!"

"Fazemos de um tudo na rua! Semáforo, intervenções, rodas de palhaços enfim tudo aquilo que possa dar suporte para fazermos de maneira independente a arte que propomos!" (Inaê Moreira)

Thiago Moraes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Seguidores